Sejam Bem-Vindos!!!!

Sejam bem-vindos ao meu blog!!! Ele deverá ser um espaço de discussões e de crescimento em relação a um tema tão discutido nas rodas de conversas dos jovens . Mas, por que será que estas questões de sexualidade ainda são tabus em grande parte das famílias brasileiras?
A questão acima é provocadora. Espero que todos vocês contribuam para conversas e discussões sobre o tema participando deste projeto juntamente comigo.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Silvaneide Mendonça dos Santos.Graduada em Serviço Social e Letras pela Universidade Federal de Alagoas e Pós graduada em Novas Tecnologias em Educação pela PUC-RIO. Professora há 5 anos na Escola Estadual Rosalvo Ribeiro. Leciono as disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês e Literatura com turmas do ensino médio.Atualmente,sou coordenadora pedagógica desta escola estadual. A sede de aprender é sempre constante em minha vida. Este blog é mais um aprendizado e que gostaria de compartilhar com todos vocês.

Seguidores

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

NEM TODA RELAÇÃO SEXUAL ENGRAVIDA!

      " Ao contrário do que muitas pessoas pensam nós podemos ter relações sexuais protegidos e sem engravidar. Hoje em dia existem muitos métodos  para evitar as relações que geram gravidez como a camisinha masculina e feminina, diafragma e  métodos hormonais.
        A maioria das pessoas pensam que se tiverem relação sexual vão engravidar porém, engravidar é uma escolha dos parceiros. Se eles não quiserem existem diversos métodos, já citados, que podem ser utilizados..."   Rômulo Sidney  1º ano "C"

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

OFICINAS DO PROJETO VALE SONHAR - 2012

Os professores Henrique Lopes e Lucyana Tenório iniciaram os trabalhos sobre Sexualidade com as turmas dos 1º anos do Ensino Médio do ano de 2012. Na primeira etapa foi trabalhado a expectativa de um sonho profissional. Muitos alunos escreveram, através de uma enquete, que sonham em ter uma vida emocional e profissional a melhor possível. Porém, era necessário que os estudos e o não rompimento de uma adolescência com uma gravidez indesejada sejam preservados. A maioria dos alunos colocaram que um filho, nesta fase da vida, dificultaria todo um processo profissional.

domingo, 7 de agosto de 2011

Quais as consequências da gravidez na adolescência para as meninas?

"É uma coisa que pode até ser um sonho para qualquer menina, mas esse não é nada parecido com uma brincadeira de boneca. Na verdade é muito difícil e principalmente quando não se tem apoio nenhum. E mesmo assim, com apoio ou não, é uma responsabilidade que não são todas as adolescentes que tem noção. Temos que entender que filho é para toda vida. Tem vários exemplos em que as meninas abandonam por não querer perder a juventude. Muitos só querem curtição e acabam abandonando seus próprios filhos, sem falar nos estudos que é muito difícil."

Edilene Pereira
Carla Letícia
Maria Ildérica
1º ano "C"

"Às vezes as consequências são bem maiores que podemos imaginar, pois uma adolescente de 15 anos estando grávida enfrentará os pais e depois a vida de ser mãe que não é fácil, principalmente para uma adolescente.Profissionalmente, terá dificuldades pois se não terminou os estudos fica difícil. Estudar e ser mãe não é algo fácil, as barreiras são grandes e os problemas também, mas não devemos tirar o foco dos filhos e nem dos objetivos. A vitória vem com muito lutar e desistir jamais.
Vanessa
Markyssa
Neide
1º ano "C"

terça-feira, 26 de julho de 2011

A primeira oficina "Despertar para o sonho" foi....

"Nessa primeira oficina do projeto "Vale Sonhar", tivemos a oportunidade de aprender como se faz um teste de gravidez, de uma forma clara e bastante divertida. Fizemos uma viagem ao futuro através da nossa imaginação em que vimos as nossas vidas daqui há alguns anos se tivessemos engravidado ou não em 2011. Vimos os sonhos que realizamos e as dificuldades pelo qual passamos para chegar na realização desse sonho."
Krislane, Luana Mesquista, Valquiria e Mª Carolina (1º "B")
"Aprendemos a importância de como se prevenir , como devemos agir quando estivermos grávidas e como entrar numa vida sexual com segurança, na certeza de não engravidar ou ter DSTs. também aprendemos a usar o teste de gravidez.
Nossa viagem foi ótima. Duas de nós tivemos filhos e uma ótima experiência para refletirmos sobre a gravidez na adolescência. Aprendemos que filho é bom quando vem no tempo certo.
Agradecemos pelo projeto!!! E queremos bis..."
Cíntia, Diná, Ester e Íris (1º ano "B")

"Em uma viagem que fiz ao futuro conheci todo o meu futuro. Eu vi os momentos de tristeza e os de alegria. Amores que conquistei e que perdi. Entes queridos que se foram e constitui uma família que me trouxe muitas alegrias e aos poucos conquistei o meu sonho que era se tornar um grande empresário de sucesso no ramo dos computadores. Comecei estudando em cursos para aprender tudo que precisava e assim fui crescendo no ramo e contratei funcionários. "
Eduardo Fernandes ( 1º ano "B")

"Nós aprendemos como se usa um teste de gravidez e imaginamos como seríamos futuramente. Se no futuro nossos sonhos seriam os mesmos que sonhamos se estívessemos grávidas ou grávidos. Sabemos que quando a mulher fica grávida, automaticamente o homem engravida também. Com isso tiramos uma grande lição que mesmo que nossos sonhos sejam interrompidos nunca devemos desistir de realizá-lo, pois nunca é tarde para sonhar.Não devemos esquecer de lembrar que mesmo que tenhamos a vida sexual ativa não devemos deixar de nos prevenir, pois a camisinha é importante para prevenir doenças e de uma gravidez indesejada."
Adla, Ana Flávia, Luana Eduarda e Juliana (1º ano "B")

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Quais os sonhos de vida profissional para alguns de nossos alunos?

"Todos nós queremos terminar nossos estudos e cursar uma faculdade para especializar-se em uma área profissional como médica, arquiteta, administração ou advogado.São áreas que nos identificamos para o mercado de trabalho e para ter uma vida tranquila para ajudar nossos familiares."
Thaísa Santos, Crislane, Eduarda e Alessandra. (1º ano "A")

" Nossos sonhos são diferentes. Alguns têm o sonho de um futuro melhor fazendo faculdade de medicina e ter seu próprio negócio.Outros, sonham baixo. Querem abrir um ferro velho ou não querem nem pensar no futuro, apenas pensam no presente."
Jadson, Pablo, Erick e Jean (1º ano "A")

REINICIANDO OS TRABALHOS...

Olá pessoal!!!
Vamos reiniciar os trabalhos sobre as questões de sexualidade com as novas turmas do 1ºs anos do ano letivo de 2011. As turmas do turno matutino e noturno participaram da primeira oficina do projeto "Vale Sonhar".
A partir desta iremos desenvolver algumas reflexões sobre o tema com os nossos alunos. Esperamos que, junto com eles, vocês possam contribuir também. A participação de todos é de fundamental importância para a conscientização desta problemática que atinge muitas de nossas adolescentes na atualidade.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

AIDS: E AGORA?

No último programa da rede globo (Fantástico) passou uma reportagem sobre a contaminação dos jovens pelo vírus da AIDS. É interessante que todos nós tenhamos a consciência que a prevenção é sempre necessária, principalmente quando nós não conhecemos integralmente nossos parceiros(as)!!!
A reportagem mostrou dois casos interessantes: Um de um jovem que contraiu a doença através de uma relação sexual sem prevenção e outra de um jovem que tomou a iniciativa de fazer o teste do vírus.
E você o que acha destas experiências? Faça seus comentários!!!
Um forte abraço a todos!!!
Silvaneide

FELIZ ANO NOVO

Desejo a todos os meus seguidores deste blog um feliz novo ano cheio de novas realizações!!!
Saúde, paz, prosperidade e sucessos em novos projetos!!!
Mas, não esqueçam de continuar contribuindo com sugestões e comentários!!!
Abraços
Silvaneide

terça-feira, 30 de novembro de 2010

LIMITES X LIBERDADE

A turma do 1º ano "B" abriu uma discussão bastante ampla em relação a este tema. Até que ponto, todos nós estamos preparados para lidar com os limites impostos pela sociedade ou pais e/ou com a liberdade de forma mais ampla? Pensar e refletir sobre este tema é importante na medida em que, na fase da adolescência, as imposições dos pais e a sede pela liberdade para fazer o que quer é o sonho de qualquer jovem. Mas, será que essa tal liberdade é realmente positiva? Vamos escrever sobre o tema!!! A sua opinião é importante para ampliação do tema.
Um forte abraço
Silvaneide

Tema para discussão: Internet- instrumento positivo ou negativo?

A aluna Jaciane da turma do 2º ano "B", da Escola Estadual Rosalvo Ribeiro, escreveu sobre o assunto.Para ela, a internet é um instrumento positivo, porque é através dela, que podemos nos comunicar com os amigos.
É através da internet, segundo ela, que pesquisamos nossos trabalhos de escola, procuramos anúncios de vagas de trabalho.
Para ela, a internet só vira um instrumento negativo, se usado de modo errado, como, por exemplo, quando algumas pessoas de mal gosto e desocupados colocam absurdos, vídeos maldosos, quando se passa por amigos, quando, na verdade, não passam de enganadores que querem aliciar menores e etc..
Resumindo, a internet é um instrumento positivo e depende de quem vai usar e o que vai fazer, depende muito de caráter de cada pessoa, se vai usar para trabalho ou para maldade.

Tatuagem, drede ou piercing... estilo ou maneira de chamar atenção?

Houve uma discussão bastante produtiva em relação ao tema na turma do 1º ano "A".Várias foram as opiniões a respeito. E você, o que pensa sobre o questionamento acima? Opinem!!! Sua opinião é importante para acrescentar em nossas opiniões!!!
Um forte abraço a todos!!!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Trabalho Coletiva sobre o tema Ficar é...

"Para a turma do primeiro ano "B" ficar é uma relação sem compromisso, onde os jovens procuram apenas diversão sem responsabilidade para com o parceiro(a). Ficar é curtir a vida, conhecer novas pessoas sem tr que se prender a elas, é sentir atração e provar de vários sabores. Apesar de ser motivo de curtição através de um 'fica' pode surgir um grande amor. Mas, na maioria das vezes não é exatamente um amor que os jovens de hoje estão procurando. Eles acham que estão novos para se amarrar. E apesar do ficar e não se 'amarrar' estar mais relacionado ao sexo masculino, as meninas de hoje, também, não querem mais um relacionamento sério. O conceito de que é ficar é tratar as pessoas como um objeto descartável que depois de utilizado pode ser jogado fora ainda existe na cabeça de alguns jovens.O ficar de hoje não estar apenas relacionado ao beijo na boca, mas também, ao sexo, uma coisa boa mas pode ser muito perigosa com a falta de responsabilidade e de prevenção.
1º ANO "B"

domingo, 7 de novembro de 2010

O TEMA DA HORA: AMIZADE - COMO AS PESSOAS SE VÊEM COMO AMIGO

A turma do 1º ano "A" escolheu, na nossa mais nova oficina, trabalhar com o tema amizade. Embora todos nós sabemos muito bem o que é, poucos desfrutam de uma boa amizade e que contribua de forma direta ou indireta na sua vida emocionamente.
Por isso, a turma decidiu discutir em sala sobre o assunto e nós propomos discussões e apresentações de paródias sobre o tema.Vamos contribuir, você também, com a ideia, trazendo sua opinião ou contribuindo com algum pensamento ou letra de música,poesia ou o que você achar interessante colocar. Sua participação é importante!!!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PARA VOCÊ, FICAR É...

Semana que vem estaremos discutindo sobre esta temática com todas as turmas do 1º ano. Mas, antes de trabalharmos em sala gostaria de saber de vocês o que acha sobre o assunto. Escreva apenas uma frase para definir.
Agradeço a colaboração, pois ajudará na atividade da próxima semana.
Um forte abraço a todos!!!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CONVERSANDO SÉRIO...

Olá pessoal!!! Semana passada sugeri alguns temas para abrirmos discussões em nossas próximas conversas em grupo do projeto sexualidade. Alguns alunos me procurou com algumas posições em relação as temáticas que sugeri.
Os temas foram diversos: Amizade, ficar ou namorar?, homossexualismo,conceitos e preconceitos...entre outros.Eis algumas posições de alguns alunos:
Alan (1º ano "A") diz: Ser AMIGO é ter a liberdade de desabafar todos os nossos problemas, pessoa pelo qual confiamos, é estar ao lado nos momentos alegres e tristes...Ser amigo é ajudar aquela pessoa a subir todos os degraus de uma longa escada, e quando chegar no topo, saber que teve a ajuda de um verdadeiro amigo.
Fiama(1º ano "A") diz: Ser AMIGO é ser companheiro, aceitar o outro com seu jeito diferente de ser, sem preconceito e saber dar conselhos para o bem do outro e não criticá-lo, porque muitas vezes as críticas magoam.Ser amigo é dar o ombro para o outro nas horas tristes, sorrir juntos nas horas alegres, aproveitar a vida...ao lado das pessoas que fazem os nossos dias mais felizes. Por isso amo meus amigos!!!
E você? o que acha sobre o assunto? Coloque sua opinião!!!
Um forte abraço,
Silvaneide

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Gravidez nos homens? De que forma?

Opa!! Isto não está no programa!!

Tá certo que pode até pintar aquela vontade de saber como seria ficar grávido, sim, porque os garotos só não geram os bebês dentro deles, mas a gravidez é dos dois.

Também não é legal aquela forçada de barra para que o sexo aconteça, e depois achar que você não tem responsabilidade sobre as conseqüências.

Já foi o tempo do papo de que prevenção da gravidez é coisa de mulher.

Pois é, ela pintou e não estava nos seus planos, e agora?

Porque não garantir "você" que ela não aconteça, e aí acaba o risco de ter que assumir um filho que não era planejado.

Não espere acontecer, você pode tomar uma atitude.

Vale a pena procurar um médico, ele poderá te dar uma série de orientações e cuidados que você poderá tomar com a sua saúde sexual.

Para você pensar: A gente só conversa sobre sexo com amigos, que aprenderam com amigos.... Por que é difícil falar sobre sexo com as pessoas que realmente nos orientariam adequadamente?

Fonte: Equipe Programa Ato - Bayer Schering Pharma
Educadores

TPM : Quem não já ouviu falar dessas três letras?

Tensão Pré Menstrual, Dr. Luiz Bahamondes,

Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Córdoba – Argentina, radicado no Brasil desde 1977, o Dr. Luis Bahamondes é Professor Titular do Departamento de Toco-Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (Universidade de Campinas). Coordenando e atendendo no CAISM - Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher, conhece muito bem os sintomas e conseqüências da TPM para a mulher, participando, inclusive, de grupos internacionais de estudo sobre o tema. O Dr. Bahamondes deixou um pouco suas atividades para conceder esta entrevista ao programa ATO e dividir um pouco seus conhecimentos sobre a TPM, que hoje em dia afeta a qualidade de vida da mulher. Conhecer seus sintomas e como combater esta situação representa condição essencial para a mulher ter uma vida saudável e produtiva.

por Susana Denicol

1) O que é tensão pré-menstrual - TPM?
R. É um conjunto de sintomas físicos e psicológicos que acometem a mulher alguns dias antes da menstruação e que desaparecem quando a mulher menstrua.

2) O que causa a TPM?
R. Existem várias teorias para explicar a TPM, entre elas, causas genéticas, aumento de alguns hormônios no corpo, retenção de líquidos e stress.

3) Como a TPM afeta a qualidade de vida das mulheres?
R. A vida das mulheres é profundamente afetada pela TPM, dependendo da severidade dos sintomas, com baixa produtividade no trabalho motivada pela falta de concentração e energia, faltas ao trabalho, abandono temporário das atividades esportivas e do lazer, afeta a vida conjugal, as relações sexuais, etc.

4) Quais são os sintomas da TPM?
R. São vários os sintomas da TPM,sendo as queixas mais comuns: a retenção de líquidos com inchaço, conhecido como edema, dores tipo cólicas no baixo ventre , nervosismo, irritabilidade, dor nas mamas, chegando nos casos mais graves aos sintomas psiquiátricos. Boa parte dos crimes, atos violentos e acidentes entre mulheres ocorrem nos dias anteriores à menstruação.

5) Como posso saber se tenho TPM?
R. A mulher deve consultar seu médico ginecologista, o qual tem uma série de gráficos e tabelas de sintomas para serem preenchidos com a finalidade de avaliar se uma mulher tem ou não TPM.

6) A TPM tem cura?
R. Sim, existem numerosos medicamentos que ajudam a resolver o problema.

7) Existem tratamentos para todos os sintomas da TPM?
R.Sim, existem numerosos medicamentos que ajudam a resolver o problema.

8) Dizem que a pílula contraceptiva é indicada para o tratamento da TPM?
R. Sim, no entanto, não são todas as pílulas que resolvem o problema da TPM, devem ser utilizadas aquelas que possuem um hormônio similar ao produzido pela mulher, que impede a retenção de líquidos, preferencialmente com menos dias de intervalo entre as cartelas.

9) Por quanto tempo a mulher deve tratar a TPM?
R. O ideal seria entre 6 meses e um ano, para em seguida reavaliar com o médico o que acontece. A critério do médico ela poderá permanecer por períodos maiores utilizando o tratamento para evitar que os sintomas reapareçam.

10) Que atitudes adotar no dia a dia para prevenir ou minimizar o impacto da TPM na vida das mulheres?
R. A prática de exercícios físicos pode ajudar pois aumenta a sensação de bem estar, uma dieta equilibrada, com baixa quantidade de calorias e rica em vitaminas e sais minerais, além da adoção de um comportamento que ajude na redução do stress, evitando situações de confronto e tensão pode ajudar na melhoria dos sintomas de TPM.

As informações contidas nesta página são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as recomendações e opiniões da Bayer Schering Pharma.
Educadores.

Fonte> http://programa-ato.com.br/home.php

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Documentário: "As Meninas"

Assistimos, esta semana, ao um documentário sobre quatro adolescentes que, precocemente, engravidaram. O vídeo mostra a dura realidade de cada uma no que diz respeito a sua vida após as gestações indesejadas. Agora é a sua vez!!!
Comente o documentário contribuindo de forma positiva nesta nova postagem. Conto com todos vocês!!!