"Para a turma do primeiro ano "B" ficar é uma relação sem compromisso, onde os jovens procuram apenas diversão sem responsabilidade para com o parceiro(a). Ficar é curtir a vida, conhecer novas pessoas sem tr que se prender a elas, é sentir atração e provar de vários sabores. Apesar de ser motivo de curtição através de um 'fica' pode surgir um grande amor. Mas, na maioria das vezes não é exatamente um amor que os jovens de hoje estão procurando. Eles acham que estão novos para se amarrar. E apesar do ficar e não se 'amarrar' estar mais relacionado ao sexo masculino, as meninas de hoje, também, não querem mais um relacionamento sério. O conceito de que é ficar é tratar as pessoas como um objeto descartável que depois de utilizado pode ser jogado fora ainda existe na cabeça de alguns jovens.O ficar de hoje não estar apenas relacionado ao beijo na boca, mas também, ao sexo, uma coisa boa mas pode ser muito perigosa com a falta de responsabilidade e de prevenção.
1º ANO "B"
Desde 2008 venho desenvolvendo um projeto chamado "Vale Sonhar" - projeto desenvolvido pelo Instituto Kaplan e que foi inserido nas escolas estaduais. Este projeto, desde então, vem me despertando o gosto de trabalhar questões na área, já que muitas de nossos adolescentes deixam de sonhar com melhores expectativas de vida para enfrentar, precocemente, uma gravidez indesejada.
Sejam Bem-Vindos!!!!
Sejam bem-vindos ao meu blog!!! Ele deverá ser um espaço de discussões e de crescimento em relação a um tema tão discutido nas rodas de conversas dos jovens . Mas, por que será que estas questões de sexualidade ainda são tabus em grande parte das famílias brasileiras?
A questão acima é provocadora. Espero que todos vocês contribuam para conversas e discussões sobre o tema participando deste projeto juntamente comigo.
A questão acima é provocadora. Espero que todos vocês contribuam para conversas e discussões sobre o tema participando deste projeto juntamente comigo.
Quem sou eu
- Silvaneide Mendonça dos Santos
- Sou Silvaneide Mendonça dos Santos.Graduada em Serviço Social e Letras pela Universidade Federal de Alagoas e Pós graduada em Novas Tecnologias em Educação pela PUC-RIO. Professora há 5 anos na Escola Estadual Rosalvo Ribeiro. Leciono as disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês e Literatura com turmas do ensino médio.Atualmente,sou coordenadora pedagógica desta escola estadual. A sede de aprender é sempre constante em minha vida. Este blog é mais um aprendizado e que gostaria de compartilhar com todos vocês.
Seguidores
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
domingo, 7 de novembro de 2010
O TEMA DA HORA: AMIZADE - COMO AS PESSOAS SE VÊEM COMO AMIGO
A turma do 1º ano "A" escolheu, na nossa mais nova oficina, trabalhar com o tema amizade. Embora todos nós sabemos muito bem o que é, poucos desfrutam de uma boa amizade e que contribua de forma direta ou indireta na sua vida emocionamente.
Por isso, a turma decidiu discutir em sala sobre o assunto e nós propomos discussões e apresentações de paródias sobre o tema.Vamos contribuir, você também, com a ideia, trazendo sua opinião ou contribuindo com algum pensamento ou letra de música,poesia ou o que você achar interessante colocar. Sua participação é importante!!!
Por isso, a turma decidiu discutir em sala sobre o assunto e nós propomos discussões e apresentações de paródias sobre o tema.Vamos contribuir, você também, com a ideia, trazendo sua opinião ou contribuindo com algum pensamento ou letra de música,poesia ou o que você achar interessante colocar. Sua participação é importante!!!
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
PARA VOCÊ, FICAR É...
Semana que vem estaremos discutindo sobre esta temática com todas as turmas do 1º ano. Mas, antes de trabalharmos em sala gostaria de saber de vocês o que acha sobre o assunto. Escreva apenas uma frase para definir.
Agradeço a colaboração, pois ajudará na atividade da próxima semana.
Um forte abraço a todos!!!
Agradeço a colaboração, pois ajudará na atividade da próxima semana.
Um forte abraço a todos!!!
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
CONVERSANDO SÉRIO...
Olá pessoal!!! Semana passada sugeri alguns temas para abrirmos discussões em nossas próximas conversas em grupo do projeto sexualidade. Alguns alunos me procurou com algumas posições em relação as temáticas que sugeri.
Os temas foram diversos: Amizade, ficar ou namorar?, homossexualismo,conceitos e preconceitos...entre outros.Eis algumas posições de alguns alunos:
Alan (1º ano "A") diz: Ser AMIGO é ter a liberdade de desabafar todos os nossos problemas, pessoa pelo qual confiamos, é estar ao lado nos momentos alegres e tristes...Ser amigo é ajudar aquela pessoa a subir todos os degraus de uma longa escada, e quando chegar no topo, saber que teve a ajuda de um verdadeiro amigo.
Fiama(1º ano "A") diz: Ser AMIGO é ser companheiro, aceitar o outro com seu jeito diferente de ser, sem preconceito e saber dar conselhos para o bem do outro e não criticá-lo, porque muitas vezes as críticas magoam.Ser amigo é dar o ombro para o outro nas horas tristes, sorrir juntos nas horas alegres, aproveitar a vida...ao lado das pessoas que fazem os nossos dias mais felizes. Por isso amo meus amigos!!!
E você? o que acha sobre o assunto? Coloque sua opinião!!!
Um forte abraço,
Silvaneide
Os temas foram diversos: Amizade, ficar ou namorar?, homossexualismo,conceitos e preconceitos...entre outros.Eis algumas posições de alguns alunos:
Alan (1º ano "A") diz: Ser AMIGO é ter a liberdade de desabafar todos os nossos problemas, pessoa pelo qual confiamos, é estar ao lado nos momentos alegres e tristes...Ser amigo é ajudar aquela pessoa a subir todos os degraus de uma longa escada, e quando chegar no topo, saber que teve a ajuda de um verdadeiro amigo.
Fiama(1º ano "A") diz: Ser AMIGO é ser companheiro, aceitar o outro com seu jeito diferente de ser, sem preconceito e saber dar conselhos para o bem do outro e não criticá-lo, porque muitas vezes as críticas magoam.Ser amigo é dar o ombro para o outro nas horas tristes, sorrir juntos nas horas alegres, aproveitar a vida...ao lado das pessoas que fazem os nossos dias mais felizes. Por isso amo meus amigos!!!
E você? o que acha sobre o assunto? Coloque sua opinião!!!
Um forte abraço,
Silvaneide
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Gravidez nos homens? De que forma?
Opa!! Isto não está no programa!!
Tá certo que pode até pintar aquela vontade de saber como seria ficar grávido, sim, porque os garotos só não geram os bebês dentro deles, mas a gravidez é dos dois.
Também não é legal aquela forçada de barra para que o sexo aconteça, e depois achar que você não tem responsabilidade sobre as conseqüências.
Já foi o tempo do papo de que prevenção da gravidez é coisa de mulher.
Pois é, ela pintou e não estava nos seus planos, e agora?
Porque não garantir "você" que ela não aconteça, e aí acaba o risco de ter que assumir um filho que não era planejado.
Não espere acontecer, você pode tomar uma atitude.
Vale a pena procurar um médico, ele poderá te dar uma série de orientações e cuidados que você poderá tomar com a sua saúde sexual.
Para você pensar: A gente só conversa sobre sexo com amigos, que aprenderam com amigos.... Por que é difícil falar sobre sexo com as pessoas que realmente nos orientariam adequadamente?
Fonte: Equipe Programa Ato - Bayer Schering Pharma
Educadores
Tá certo que pode até pintar aquela vontade de saber como seria ficar grávido, sim, porque os garotos só não geram os bebês dentro deles, mas a gravidez é dos dois.
Também não é legal aquela forçada de barra para que o sexo aconteça, e depois achar que você não tem responsabilidade sobre as conseqüências.
Já foi o tempo do papo de que prevenção da gravidez é coisa de mulher.
Pois é, ela pintou e não estava nos seus planos, e agora?
Porque não garantir "você" que ela não aconteça, e aí acaba o risco de ter que assumir um filho que não era planejado.
Não espere acontecer, você pode tomar uma atitude.
Vale a pena procurar um médico, ele poderá te dar uma série de orientações e cuidados que você poderá tomar com a sua saúde sexual.
Para você pensar: A gente só conversa sobre sexo com amigos, que aprenderam com amigos.... Por que é difícil falar sobre sexo com as pessoas que realmente nos orientariam adequadamente?
Fonte: Equipe Programa Ato - Bayer Schering Pharma
Educadores
TPM : Quem não já ouviu falar dessas três letras?
Tensão Pré Menstrual, Dr. Luiz Bahamondes,
Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Córdoba – Argentina, radicado no Brasil desde 1977, o Dr. Luis Bahamondes é Professor Titular do Departamento de Toco-Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (Universidade de Campinas). Coordenando e atendendo no CAISM - Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher, conhece muito bem os sintomas e conseqüências da TPM para a mulher, participando, inclusive, de grupos internacionais de estudo sobre o tema. O Dr. Bahamondes deixou um pouco suas atividades para conceder esta entrevista ao programa ATO e dividir um pouco seus conhecimentos sobre a TPM, que hoje em dia afeta a qualidade de vida da mulher. Conhecer seus sintomas e como combater esta situação representa condição essencial para a mulher ter uma vida saudável e produtiva.
por Susana Denicol
1) O que é tensão pré-menstrual - TPM?
R. É um conjunto de sintomas físicos e psicológicos que acometem a mulher alguns dias antes da menstruação e que desaparecem quando a mulher menstrua.
2) O que causa a TPM?
R. Existem várias teorias para explicar a TPM, entre elas, causas genéticas, aumento de alguns hormônios no corpo, retenção de líquidos e stress.
3) Como a TPM afeta a qualidade de vida das mulheres?
R. A vida das mulheres é profundamente afetada pela TPM, dependendo da severidade dos sintomas, com baixa produtividade no trabalho motivada pela falta de concentração e energia, faltas ao trabalho, abandono temporário das atividades esportivas e do lazer, afeta a vida conjugal, as relações sexuais, etc.
4) Quais são os sintomas da TPM?
R. São vários os sintomas da TPM,sendo as queixas mais comuns: a retenção de líquidos com inchaço, conhecido como edema, dores tipo cólicas no baixo ventre , nervosismo, irritabilidade, dor nas mamas, chegando nos casos mais graves aos sintomas psiquiátricos. Boa parte dos crimes, atos violentos e acidentes entre mulheres ocorrem nos dias anteriores à menstruação.
5) Como posso saber se tenho TPM?
R. A mulher deve consultar seu médico ginecologista, o qual tem uma série de gráficos e tabelas de sintomas para serem preenchidos com a finalidade de avaliar se uma mulher tem ou não TPM.
6) A TPM tem cura?
R. Sim, existem numerosos medicamentos que ajudam a resolver o problema.
7) Existem tratamentos para todos os sintomas da TPM?
R.Sim, existem numerosos medicamentos que ajudam a resolver o problema.
8) Dizem que a pílula contraceptiva é indicada para o tratamento da TPM?
R. Sim, no entanto, não são todas as pílulas que resolvem o problema da TPM, devem ser utilizadas aquelas que possuem um hormônio similar ao produzido pela mulher, que impede a retenção de líquidos, preferencialmente com menos dias de intervalo entre as cartelas.
9) Por quanto tempo a mulher deve tratar a TPM?
R. O ideal seria entre 6 meses e um ano, para em seguida reavaliar com o médico o que acontece. A critério do médico ela poderá permanecer por períodos maiores utilizando o tratamento para evitar que os sintomas reapareçam.
10) Que atitudes adotar no dia a dia para prevenir ou minimizar o impacto da TPM na vida das mulheres?
R. A prática de exercícios físicos pode ajudar pois aumenta a sensação de bem estar, uma dieta equilibrada, com baixa quantidade de calorias e rica em vitaminas e sais minerais, além da adoção de um comportamento que ajude na redução do stress, evitando situações de confronto e tensão pode ajudar na melhoria dos sintomas de TPM.
As informações contidas nesta página são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as recomendações e opiniões da Bayer Schering Pharma.
Educadores.
Fonte> http://programa-ato.com.br/home.php
Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Córdoba – Argentina, radicado no Brasil desde 1977, o Dr. Luis Bahamondes é Professor Titular do Departamento de Toco-Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (Universidade de Campinas). Coordenando e atendendo no CAISM - Centro de Assistência Integral à Saúde da Mulher, conhece muito bem os sintomas e conseqüências da TPM para a mulher, participando, inclusive, de grupos internacionais de estudo sobre o tema. O Dr. Bahamondes deixou um pouco suas atividades para conceder esta entrevista ao programa ATO e dividir um pouco seus conhecimentos sobre a TPM, que hoje em dia afeta a qualidade de vida da mulher. Conhecer seus sintomas e como combater esta situação representa condição essencial para a mulher ter uma vida saudável e produtiva.
por Susana Denicol
1) O que é tensão pré-menstrual - TPM?
R. É um conjunto de sintomas físicos e psicológicos que acometem a mulher alguns dias antes da menstruação e que desaparecem quando a mulher menstrua.
2) O que causa a TPM?
R. Existem várias teorias para explicar a TPM, entre elas, causas genéticas, aumento de alguns hormônios no corpo, retenção de líquidos e stress.
3) Como a TPM afeta a qualidade de vida das mulheres?
R. A vida das mulheres é profundamente afetada pela TPM, dependendo da severidade dos sintomas, com baixa produtividade no trabalho motivada pela falta de concentração e energia, faltas ao trabalho, abandono temporário das atividades esportivas e do lazer, afeta a vida conjugal, as relações sexuais, etc.
4) Quais são os sintomas da TPM?
R. São vários os sintomas da TPM,sendo as queixas mais comuns: a retenção de líquidos com inchaço, conhecido como edema, dores tipo cólicas no baixo ventre , nervosismo, irritabilidade, dor nas mamas, chegando nos casos mais graves aos sintomas psiquiátricos. Boa parte dos crimes, atos violentos e acidentes entre mulheres ocorrem nos dias anteriores à menstruação.
5) Como posso saber se tenho TPM?
R. A mulher deve consultar seu médico ginecologista, o qual tem uma série de gráficos e tabelas de sintomas para serem preenchidos com a finalidade de avaliar se uma mulher tem ou não TPM.
6) A TPM tem cura?
R. Sim, existem numerosos medicamentos que ajudam a resolver o problema.
7) Existem tratamentos para todos os sintomas da TPM?
R.Sim, existem numerosos medicamentos que ajudam a resolver o problema.
8) Dizem que a pílula contraceptiva é indicada para o tratamento da TPM?
R. Sim, no entanto, não são todas as pílulas que resolvem o problema da TPM, devem ser utilizadas aquelas que possuem um hormônio similar ao produzido pela mulher, que impede a retenção de líquidos, preferencialmente com menos dias de intervalo entre as cartelas.
9) Por quanto tempo a mulher deve tratar a TPM?
R. O ideal seria entre 6 meses e um ano, para em seguida reavaliar com o médico o que acontece. A critério do médico ela poderá permanecer por períodos maiores utilizando o tratamento para evitar que os sintomas reapareçam.
10) Que atitudes adotar no dia a dia para prevenir ou minimizar o impacto da TPM na vida das mulheres?
R. A prática de exercícios físicos pode ajudar pois aumenta a sensação de bem estar, uma dieta equilibrada, com baixa quantidade de calorias e rica em vitaminas e sais minerais, além da adoção de um comportamento que ajude na redução do stress, evitando situações de confronto e tensão pode ajudar na melhoria dos sintomas de TPM.
As informações contidas nesta página são de responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem as recomendações e opiniões da Bayer Schering Pharma.
Educadores.
Fonte> http://programa-ato.com.br/home.php
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Documentário: "As Meninas"
Assistimos, esta semana, ao um documentário sobre quatro adolescentes que, precocemente, engravidaram. O vídeo mostra a dura realidade de cada uma no que diz respeito a sua vida após as gestações indesejadas. Agora é a sua vez!!!
Comente o documentário contribuindo de forma positiva nesta nova postagem. Conto com todos vocês!!!
Comente o documentário contribuindo de forma positiva nesta nova postagem. Conto com todos vocês!!!
Assinar:
Postagens (Atom)