Sejam Bem-Vindos!!!!

Sejam bem-vindos ao meu blog!!! Ele deverá ser um espaço de discussões e de crescimento em relação a um tema tão discutido nas rodas de conversas dos jovens . Mas, por que será que estas questões de sexualidade ainda são tabus em grande parte das famílias brasileiras?
A questão acima é provocadora. Espero que todos vocês contribuam para conversas e discussões sobre o tema participando deste projeto juntamente comigo.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Silvaneide Mendonça dos Santos.Graduada em Serviço Social e Letras pela Universidade Federal de Alagoas e Pós graduada em Novas Tecnologias em Educação pela PUC-RIO. Professora há 5 anos na Escola Estadual Rosalvo Ribeiro. Leciono as disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês e Literatura com turmas do ensino médio.Atualmente,sou coordenadora pedagógica desta escola estadual. A sede de aprender é sempre constante em minha vida. Este blog é mais um aprendizado e que gostaria de compartilhar com todos vocês.

Seguidores

domingo, 12 de setembro de 2010

Reflexão da terceira oficina

REFLEXÃO DA TERCEIRA OFICINA
A terceira oficina tem como objetivo mostrar que “Engravidar é uma escolha”. Com este tema o foco é conhecer os métodos contraceptivos de barreira, hormonais, naturais, químicos, DIU e definitivos que, muitos de nossos alunos não conhecem e nem têm acesso.
Mais uma vez, a aprendizagem se passa através de um jogo “tiro ao alvo” onde cada grupo tem a chance de responder a algumas perguntas propostas de acordo com a cor que o grupo acertou no tiro ao alvo.
Nesta oficina, eles podem verificar que além da camisinha masculina e feminina, existem outros métodos que, também, podem prevenir uma gravidez indesejada.
Uma outra questão que é colocada nesta oficina é com relação a pílula do dia seguinte. Muitas jovens a utiliza como contraceptivo e sabemos que não é. Acho que é de fundamental importância mostrar esta questão séria para muitos jovens que tem usado como prática.

REFLEXÃO DA SEGUNDA OFICINA

Fizemos a segunda oficina em agosto e os alunos, mais uma vez, aprenderam com as propostas de trabalho sugeridas pela oficina.
O tema é “Nem toda relação sexual engravida” e o foco é mostrar aos alunos que nem toda prática sexual engravida. Falando deste assunto, os alunos podem aprender ideias e fatos que no dia-a-dia eles acabam sabendo de forma limitada ou até muitas vezes errada.
Ao final da oficina, eu proponho sempre uma avaliação do trabalho. Nesta hora, várias questões são colocadas. Ao perguntar, por exemplo, quais os pontos positivos desta oficina, eles colocaram as seguintes respostas:
“ Conhecemos melhor o nosso corpo, evitar a gravidez como também das doenças sexualmente transmissíveis.”
“Aprendemos como podemos engravidar ou não. Conhecemos como funcionam os aparelhos reprodutores masculino e feminino.”
Outra pergunta que fiz está relacionada as informações que eles aprenderam e se acham importante repassá-las?
Todos concordam que essas informações são de grande importância para que os jovens, caso tenham uma vida sexual ativa, saibam se prevenir.
Percebi que o trabalho teve um resultado positivo, a medida que, muitas questões e dúvidas foram tiradas. Todos aprendendo juntos e um interagindo com o outro. Receita certa para uma boa aprendizagem. Vocês não acham?