Sejam Bem-Vindos!!!!

Sejam bem-vindos ao meu blog!!! Ele deverá ser um espaço de discussões e de crescimento em relação a um tema tão discutido nas rodas de conversas dos jovens . Mas, por que será que estas questões de sexualidade ainda são tabus em grande parte das famílias brasileiras?
A questão acima é provocadora. Espero que todos vocês contribuam para conversas e discussões sobre o tema participando deste projeto juntamente comigo.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Silvaneide Mendonça dos Santos.Graduada em Serviço Social e Letras pela Universidade Federal de Alagoas e Pós graduada em Novas Tecnologias em Educação pela PUC-RIO. Professora há 5 anos na Escola Estadual Rosalvo Ribeiro. Leciono as disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês e Literatura com turmas do ensino médio.Atualmente,sou coordenadora pedagógica desta escola estadual. A sede de aprender é sempre constante em minha vida. Este blog é mais um aprendizado e que gostaria de compartilhar com todos vocês.

Seguidores

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

PROFISSÕES "MASCULINAS" E PROFISSÕES "FEMININAS" - MITO OU REALIDADE?

Tradicionalmente, boneca é brinquedo "para menina" e futebol, atividade "para menino", de acordo com suas tendências naturais, ou com suas tendências naturais, ou com os padrões culturais impostos pela sociedade. Por outro lado, foi-se o tempo em que apenas o magistério era profissão "para mulher" : mulheres deste milênio exercem atividades em qualquer área de conhecimento, em alguns casos com vantagens sobre os homens. E também os homens começam a atuar - e bem - em áreas reservadas no passado, às mulheres.
Você acha que homens e mulheres escolhem seu rumo profissional de acordo com o sexo/gênero? Podemos considerar que algumas profissões "não são para homem" e outras "não são para mulher"?
Reflita sobre o assunto e dê sua opinião.

4 comentários:

  1. Bom, eu acho que durante muito tempo esta questão foi vista de forma preconceituosa. As mulheres não podia exercer uma profissão que era direcionada apenas para o homem e vice-versa. Hoje esta questão já está mais flexível. Claro, que em muitas profissões as mulheres ainda sofrem preconceitos do tipo ganhar menos que o homem, mas estes problemas já são mais resolvidos hoje que antigamente.

    ResponderExcluir
  2. Silvaneide, primeiro parabéns pela iniciativa da criação do blog, você sempre faz a diferença na educação. Na verdade, vejo que vivemos hoje num mundo diferente onde não deve mais existir esse tipo de disciminação, apesar de sabermos que ainda existe, mas os avanços estão aí e devemos sempre tentar fazer com que homens e mulheres se respeitem e sejam respeitados, até porque devemos ter os mesmos direitos e deveres enquanto cidadãos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vocês!!!
    Enquanto cidadãos temos os mesmos direitos. É claro que muito do que diz as nossas leis fogem da realidade vigente. Mas, as lutas de classe como,por exemplo, o movimento feminista, trabalhadores, idosos entre outros, vem, exatamente para transformar nossa realidade e consequentemente fazer com que as pessoas vejam que somos iguais perante a lei e que podemos ter os mesmos direitos independente de sexo, religião e posição social.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Nao hà uma profissão restrita para um so genero.
    Entao quen nao gosta da ideia de ver um homen na cozinha e uma mulher em um bom cargo em uma grande empresa, pode começar a se adaptando com isso, por que é assim que vai ser....

    ResponderExcluir