Sejam Bem-Vindos!!!!

Sejam bem-vindos ao meu blog!!! Ele deverá ser um espaço de discussões e de crescimento em relação a um tema tão discutido nas rodas de conversas dos jovens . Mas, por que será que estas questões de sexualidade ainda são tabus em grande parte das famílias brasileiras?
A questão acima é provocadora. Espero que todos vocês contribuam para conversas e discussões sobre o tema participando deste projeto juntamente comigo.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Silvaneide Mendonça dos Santos.Graduada em Serviço Social e Letras pela Universidade Federal de Alagoas e Pós graduada em Novas Tecnologias em Educação pela PUC-RIO. Professora há 5 anos na Escola Estadual Rosalvo Ribeiro. Leciono as disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês e Literatura com turmas do ensino médio.Atualmente,sou coordenadora pedagógica desta escola estadual. A sede de aprender é sempre constante em minha vida. Este blog é mais um aprendizado e que gostaria de compartilhar com todos vocês.

Seguidores

sábado, 25 de setembro de 2010

EDUCAÇÃO SEXUAL - INFORMAÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO

EDUCAÇÃO SEXUAL - INFORMAÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO
20/9/2010- Estudo apóia educação sexual na rede pública

Estudo vê necessidade de educação sexual em Rede Pública
A educação sexual deveria estar presente na grade curricular dos jovens no ensino fundamental. A constatação é de uma pesquisa da Faculdade de Enfermagem da USP de Ribeirão. Entrevistas com 44 alunos de sétima e oitava séries de uma escola estadual da cidade comprovaram que os jovens têm muitas dúvidas sobre a sexualidade e se sentem envergonhados para esclarecê-las.
Segundo a autora da tese, Julieta Seixas Moizés, o objetivo do trabalho foi perceber como os professores e os alunos lidam com a sexualidade na escola e o resultado mostrou que o tema ainda não tem a atenção devida nas aulas. “Pelas pesquisas que fiz com os estudantes, eles gostariam muito que tivesse educação sexual na escola, que é, inclusive, um tema transversal, mas que não é muito trabalhado”, afirmou.
Temas transversais são assuntos determinados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, do Ministério da Educação, que devem ser trabalhados nas instituições escolares de todo o País. Segundo Julieta, a sexualidade entra em disciplinas como ciências, mas que deveria aparecer mais. “Seria interessante haver uma disciplina sobre isso. Como não encontrei uma escola assim durante o trabalho, a sugestão que penso é que as matérias que abordam o assunto tivessem mais de uma aula sobre ele”, afirmou. Ainda segundo ela, é importante que os professores tenham contato com o assunto. “A forma como abordar o tema não é muito presente na graduação dos profissionais, por isso é preciso cuidado”, disse.

4 comentários:

  1. É verdade a educação sexual tinha que aparece muito mais pois tem pessoas que que tem pouca informação por isso acontece " A gravidez precosse acontece a doênçãs sexualmente transmisivel."

    ResponderExcluir
  2. Proofessora vim aqui , dar um depoimentoo sobre minha vida no seu blog , que é muito interessante e que fala de um assunto que eu conheço bem que é gravidez na adolescencia , bom eu comecei a "namorar" com 13 anos com um cara um ano depois eu engravidei , 8 dias após o meu aniversario de 15 anos tive a Lais Eduarda que não foi uma coisa planejada na minha vida mais amoo demais ela mais que tudo nesse mundo , mais voltando ao assunto , 8 dias após o meu aniversario de 15 anoos "DEBUTANTE" como se diz , e meu pai sempre dizia o aniversario de 15 anos é um dos mais importantes pois é um rito de passagem da fase criança ou pré-adolescente como querem dizer hoje , pra fase de mais liberdade da curtição , tbm de responsabilidade mais de curtição mais ainda , ao inves disso eu tive uma filha , que meu pai disse que foi uma decpeção pra ele , não a minha filha mais o fato de ele não saber de nada e de ter combinado com ele que ia ter a filha em casa e derrepente no outro dia sair pra morar com o namorado " que só aqui pra nós foi uma burrice total".. Eu não parei de estudar mais é dificil , no começo foi mais dificil porque passava a noite dando de mamar trocando fraldas , quando dava 5 horas da manhã eu só fazia levantar pq acordada eu jah estava ,e ir pro colegio , antes de ir pro colegio ainda tinha que tirar leite do peito e deixar na mamadeira pra ela pq ela não queria tomar de outro leite , mais agr tah mais facil ela mal acorda de noite e não tenho que deixar mais leite . Sem falar da total falta de experiencia que eu tinha, ainda tive complicações no parto quase morria , ah e antes que eu me esqueça minha ex-sogra que ficava com minha filha pra mim ir pro colegio , se eu num tivesse ela nem sei o que faria , talvez levasse ela pro colegio...kkkkkkkk² , até hj é ela quem fica com minha filha ainda , mais eu me separei do meu marido , qe agr é ex =D ... ele não trabalhava e nem me ajudava com a lais , um dia eu tava morrendo de dor de barriga e a lais tava chorando acredita que eu pedi pra ele me ajudar ele passou a mão no queixo dela disse menininha do papai e voltou a dormir .. pois é vida de mãe não é facil , as vezes fico pensando as besteiras que jah disse pra minha mãe .. é isso ai tratem de curtir a vida mais com prevenção , eu sei que hoje em dia é mais facil propagandas sobre o sexo do que sobre a prevenção , mais usem a cabeça e previnam-se, pq filho num é brincadeira não , mais é bobagem perto de uma DST .. se Cuidem BEIJOOS e bye.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Kelly!!!
    São estas experiências que nos faz crescer e mutiplicar a ideia da prevenção!!!
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Camisinha é a melhor prevenção;
    informação já tem.

    ResponderExcluir