Sejam Bem-Vindos!!!!

Sejam bem-vindos ao meu blog!!! Ele deverá ser um espaço de discussões e de crescimento em relação a um tema tão discutido nas rodas de conversas dos jovens . Mas, por que será que estas questões de sexualidade ainda são tabus em grande parte das famílias brasileiras?
A questão acima é provocadora. Espero que todos vocês contribuam para conversas e discussões sobre o tema participando deste projeto juntamente comigo.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Silvaneide Mendonça dos Santos.Graduada em Serviço Social e Letras pela Universidade Federal de Alagoas e Pós graduada em Novas Tecnologias em Educação pela PUC-RIO. Professora há 5 anos na Escola Estadual Rosalvo Ribeiro. Leciono as disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês e Literatura com turmas do ensino médio.Atualmente,sou coordenadora pedagógica desta escola estadual. A sede de aprender é sempre constante em minha vida. Este blog é mais um aprendizado e que gostaria de compartilhar com todos vocês.

Seguidores

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Mas afinal!!! O que é Sexualidade

O ser humano tem como sua aspiração maior a busca de prazeres. A percepção do prazer varia de pessoa a pessoa, de acordo com sua história pessoal e social.
Chama-se de sexualidade a todas as formas, jeitos, maneiras como as pessoas expressam a busca do prazer. Se uma pessoa , por exemplo, dança e no momento em que está dançando, ela está sentindo prazer. Da mesma forma, quando alguém nada, bebe ou tem uma relação sexual.
É muito importante entender que entre a busca de prazer e o encontro deste existe uma distância. O encontro do prazer no exercício da sexualidade depende de uma séria de fatores, que compõem a história das pessoas: sua relação consigo mesmas, com os outros e com o mundo.
Quando se entende que a sexualidade está apenas vinculada ao aspecto da relação sexual se diz GENITALIDADE, isto é , centrada nos genitais. Esta abordagem, apesar de restritiva, nos leva a pensar que sobre a relação sexual é preciso ainda muito diálogo,pois pairam dúvidas, culpas, medos, pressões e repressões.
É muito importante aceitar que dúvidas são naturais. Elas acompanham todo o desenvolvimento do ser humano e aumentam e diminuem de acordo com as experiências, sejam elas opcionais ou impostas. As dúvidas relacionadas à sexualidade, passam pelo crivo de poder ser expostas ou não, pois apresentá-las pode sugerir falta de conhecimento ou imaturidade. Imagina...querer saber algo que para a maioria pode parecer tão óbvio...e de repente faz-se a opção pelo benefício da dúvida e esse benefício pode custar caro...
Para construir confiança, resgatar o prazer e desvendar os mistérios é necessário acionar todos os meios disponíveis de informações. É preciso atitude para se lançar na aventura de poder sentir prazer e evitar riscos desnecessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário