Sejam Bem-Vindos!!!!

Sejam bem-vindos ao meu blog!!! Ele deverá ser um espaço de discussões e de crescimento em relação a um tema tão discutido nas rodas de conversas dos jovens . Mas, por que será que estas questões de sexualidade ainda são tabus em grande parte das famílias brasileiras?
A questão acima é provocadora. Espero que todos vocês contribuam para conversas e discussões sobre o tema participando deste projeto juntamente comigo.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Silvaneide Mendonça dos Santos.Graduada em Serviço Social e Letras pela Universidade Federal de Alagoas e Pós graduada em Novas Tecnologias em Educação pela PUC-RIO. Professora há 5 anos na Escola Estadual Rosalvo Ribeiro. Leciono as disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês e Literatura com turmas do ensino médio.Atualmente,sou coordenadora pedagógica desta escola estadual. A sede de aprender é sempre constante em minha vida. Este blog é mais um aprendizado e que gostaria de compartilhar com todos vocês.

Seguidores

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

OFICINAS DE SEXUALIDADE

Mais uma etapa iniciada. A Escola Estadual Rosalvo Ribeiro iniciou esta semana as oficinas do Projeto Vale Sonhar. A Escola participa do projeto desde 2008 e tem contado com a participação dos alunos do ensino médio, professores e coordenação da escola.
Em 2008, participaram 419 alunos ,pois, as oficinas foram aplicadas para as três séries do ensino médio. Em 2009, as oficinas foram aplicadas apenas para os alunos dos primeiros anos já que as outras turmas já haviam participado no ano anterior. E este ano,o projeto continua com toda força.
Durante esta semana, aplicamos a primeira oficina para as duas turmas do diurno que tem como objetivo “ O despertar para um sonho de vida profissional”.
Antes de começar a dinâmica da bexiga, os alunos responderam a seguinte pergunta: Qual é o meu sonho de vida profissional? Na maioria das respostas os alunos enfatizaram a importância de ter uma formação profissional e realizar-se na profissão escolhida.
Alguns pensam da seguinte forma:
“Entrar no Exército Brasileiro e ter uma grande carreira lá dentro.” (1º “A”)
“Entrar na faculdade (UFAL) no curso de música e viver a minha vida ensinando, aprendendo, tocando, etc... ou seja, viver de música em todos os sentidos.” (1º “A”)
“Tenho tantos sonhos na vida que, ao longo de minha curta vida, alguns já não estar aqui, outros estão ativo esperando o momento para ser realizado. Talvez todos ainda estejam esperando para eu acordar para a vida.” (1º “A”)
“Para a minha vida profissional eu quero ter muito sucesso como médica (obstetra). Por isso, eu me esforço com tudo que eu faço. Estudo e dou o melhor de mim.” (1º “A”)
“ Quero me formar em comunicação e me tornar um ótimo jornalista.” (1º “B”)
“O meu sonho na vida profissional é ser jogador de futebol, apesar das dificuldades que vou ter mas é o meu principal sonho.” (1º “B”)
“Meu sonho é crescer dia após dia profissionalmente. Quero ser psicóloga e quero trabalhar com teatro e diretora de imagens.” (1º “B”)
“Meu sonho profissional é ter um bom emprego para no futuro ter algo na vida. Meu sonho é ser perita criminal.” (1º “B”)
“O meu sonho de vida profissional é ser um engenheiro elétrico. Eu já comecei a realizar meu sonho. Já fiz um curso profissionalizante na área da eletricidade e quero quando terminar o ensino médio fazer a faculdade de engenharia elétrica.” 1º “B”
Após ter respondido a esta pergunta, começamos a dinâmica da viagem ao futuro onde alguns alunos viajaram grávidas e grávidos e outros não.
Nesta viagem (pela imaginação) os alunos podem realizar os seus desejos de acordo com o que eles pensam em fazer ao longo dos anos. Alguns, sentiram dificuldades nesta viagem, pois já a fizeram com uma gestação precoce e outros não.
Os alunos puderam relatar suas experiências (da viagem) para todos da sala e expor todas as suas expectativas de vida para os próximos anos.
Após esta viagem pelo o imaginário de cada um, os alunos se dividiram em grupo e responderam a seguinte pergunta: Quais as conseqüências de uma gravidez precoce para os meninos e para as meninas.
Confiram as respostas:
- A pressão da família;
- Dificuldades financeiras em sustentar o filho;
- Abandona a escola;
- Não se diverti, não é mais uma pessoa livre;
- A estrutura psicológica que não tem para ouvir críticas e para se dedicar ao seu filho;
- Os meninos têm que parar de estudar para sustentar a família que ele está construindo;
- O pai da criança, muitas vezes, não quer assumir o filho;
- Falta de experiência para ser mãe e esposa;
- Dificuldades para arrumar um emprego por ser jovem demais;
- Ter que trabalhar e estudar ao mesmo tempo;
- A vida ativa do jovem acaba por conta da responsabilidade;
- Dificuldades em realizar seus sonhos profissionais.
Foi mais uma experiência gratificante !!!! Vamos para a próxima a 2ª oficina em breve.
Um grande abraço a todos,
Silvaneide Mendonça dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário