Sejam Bem-Vindos!!!!

Sejam bem-vindos ao meu blog!!! Ele deverá ser um espaço de discussões e de crescimento em relação a um tema tão discutido nas rodas de conversas dos jovens . Mas, por que será que estas questões de sexualidade ainda são tabus em grande parte das famílias brasileiras?
A questão acima é provocadora. Espero que todos vocês contribuam para conversas e discussões sobre o tema participando deste projeto juntamente comigo.

Quem sou eu

Minha foto
Sou Silvaneide Mendonça dos Santos.Graduada em Serviço Social e Letras pela Universidade Federal de Alagoas e Pós graduada em Novas Tecnologias em Educação pela PUC-RIO. Professora há 5 anos na Escola Estadual Rosalvo Ribeiro. Leciono as disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês e Literatura com turmas do ensino médio.Atualmente,sou coordenadora pedagógica desta escola estadual. A sede de aprender é sempre constante em minha vida. Este blog é mais um aprendizado e que gostaria de compartilhar com todos vocês.

Seguidores

sábado, 14 de agosto de 2010

Em que um gravidez precoce contribui para a evasão escolar e para o aumento da pobreza no Brasil?

Segundo dados do IBGE,UNESCO 20% dos bebês nascidos em 2006 foram filhos de mães adolescentes e 25% das jovens de 15 a 17 anos que largaram a escola o fizeram por causa da gravidez.
Infelizmente é este o quadro das adolescentes que deixam de sonhar com uma expectativa melhor de vida para enfrentar tão cedo a maturidade de ser mãe. Mas, o que faz muitas jovens a traçar este caminho tão precocemente?
As transformações físicas e psicológicas de um jovem não é algo fácil de enfrentar. As dúvidas, os desafios de uma nova idade, os namoros, as decepções são temas bastante conflituoso para uma idade também conflituosa.
É exatamente nesta etapa que os jovens precisam do diálogo e da credibilidade. Sendo assim, a família e a escola têm um grande papel nessa formação para promover a conscientização sobre os riscos- para a saúde e para a vida futura- de uma gestação fora de hora.
A falta de conhecimento do corpo e de informação levam muitos jovens a enfrentar uma responsabilidade muito cedo e consequentemente esquecer outras. A evasão escolar é um dos grandes problemas enfrentados na educação brasileira. Pesquisa do Departamento de Pediatria do Hospital Universitário de Brasílila indica que 63% das garotas que engravidam param de estudar e, delas, 60% abandonam de vez a escola ao tornar-se mães.
Estes são dados relevantes e preocupantes uma vez que estes jovens deixam de estudar e sonhar para enfrentar, muitas vezes, sub-empregos aumentando assim, o índice de pobreza.
Existe também uma questão cultural muito forte em grande parcela dos jovens de classe baixa em nossa sociedade: ser natural engravidar precocemente. Em conversas com jovens onde leciono, para muitos, a gravidez precoce em suas comunidades passa a ser um fator comum, quase corriqueiro diante de todos os problemas que este fato pode causar.
Por isto, a família com parceria com a escola pode sim, transformar esta realidade tão cruel para muitos jovens e permitir que os objetivos de melhores condições de vida não se apaguem nunca. Só assim, teremos jovens cada vez mais conscientes do seu papel enquanto ser social.
Silvaneide Mendonça dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário