Sejam Bem-Vindos!!!!

Sejam bem-vindos ao meu blog!!! Ele deverá ser um espaço de discussões e de crescimento em relação a um tema tão discutido nas rodas de conversas dos jovens . Mas, por que será que estas questões de sexualidade ainda são tabus em grande parte das famílias brasileiras?
A questão acima é provocadora. Espero que todos vocês contribuam para conversas e discussões sobre o tema participando deste projeto juntamente comigo.

Quem sou eu

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Sou Silvaneide Mendonça dos Santos.Graduada em Serviço Social e Letras pela Universidade Federal de Alagoas e Pós graduada em Novas Tecnologias em Educação pela PUC-RIO. Professora há 5 anos na Escola Estadual Rosalvo Ribeiro. Leciono as disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês e Literatura com turmas do ensino médio.Atualmente,sou coordenadora pedagógica desta escola estadual. A sede de aprender é sempre constante em minha vida. Este blog é mais um aprendizado e que gostaria de compartilhar com todos vocês.

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sábado, 14 de agosto de 2010

Os usos sociais da internet : conexão insegura

PROPOSTA DE TRABALHO NA ESCOLA

Conteúdos
Tecnologia e sociedade, usos sociais de aparatos tecnológicos, cultura de massa e internet

Habilidades
Construir uma compreensão crítica e historicamente contextualizada das novas tecnologias de comunicação como a Internet e entender as determinações sociais e culturais que explicam os sentidos dados a tais ferramentas

Tempo estimado
Duas aulas

Lya Luft faz, em sua coluna da VEJA, sérias críticas ao que a ela considera os maus usos das novas formas de comunicação possibilitadas pela internet. Ainda assim, ela se mostra uma usuária frequente, como muitos de nós. Navegando online fazemos pesquisas, buscamos informação e travamos contatos com pessoas do mundo todo. Assim como para a escritora, usar o computador diariamente é parte da rotina de um grande número de brasileiros, comprovadamente um dos países que mais se conectam mundialmente. Mas as mudanças relacionadas ao novo meio de comunicação causam também profunda apreensão, ao abrirem fronteiras novas, que são exploradas por criminosos e todo tipo de pessoas sem escrúpulos. Nas aulas aqui sugeridas, discuta com a moçada as formas pelas quais a sociedade incorpora e lida com as possibilidades criadas por novidades tecnológicas.

Atividades
1ª aula - Converse com os jovens sobre a internet e tente descobrir como eles usam essa tecnologia. Quem tem blog na sala? Todos possuem perfil no Orkut? Se não possuem, quais os motivos? Alguns preferem manter sua privacidade, como relata Lya Luft? Ou, pelo contrário, não se pode mais escapar de marcar encontros e manter contato com os amigos pelo MSN? Quantos já usaram câmeras para conversar com parentes e amigos distantes?

Após ouvir os alunos, discuta as semelhanças e diferenças entre as diversas ferramentas que eles relatam usar. Que sites ou programas servem mais para paquera ou para assuntos profissionais? Quem tem acesso à internet, em casa ou numa lan house, usa para fazer pesquisas para a escola? Os meninos usam a rede de forma diferente das meninas? Alguém já foi vítima de golpes ou alvo de alguém espalhando mentiras online?

Mostre para a galera que as tecnologias são utilizadas de muitas formas diferentes e que essa diversidade é parte fundamental da forma como o ser humano interage com seu meio. Grupos distintos atribuem significados diversos a ferramentas novas e antigas e o surgimento de uma tecnologia possibilita a observação desse processo de forma única. O crescimento e a mudança dos usos e sentidos da internet, mesmo no curto espaço de tempo em que ela existe, demonstra a multiplicidade de formas possíveis de interagir com uma tecnologia e a maneira criativa pela qual as pessoas recriam sua utilidade, para fins nem sempre previstos pelos criadores. Esse tipo de análise, focada nos aspectos sociais das tecnologias, é um campo em franco crescimento no Brasil e no mundo, que ajuda a entender as formas pelas quais a cultura e as sociedades interagem com aparatos tecnológicos. Longe de serem apenas ferramentas inertes ou que impõem um determinado uso para as pessoas, as tecnologias são criativamente reinterpretadas pela sociedade.
Para seus alunos O Mapa da Conectividade

Fonte: ComScore
Com a ajuda de um mapa-múndi, mostre que os países asiáticos da costa do Pacífico, a Europa e os Estados Unidos estão muito a frente do resto do mundo em conexão com a internet. Segundo levantamento de 2008 da ComScore, instituição especializada em pesquisas sobre o uso da rede, existem 308,8 milhões de internautas asiáticos, 232,8 milhões de europeus e 183,8 milhões de norte-americanos. O Brasil possui 59 milhões, a maioria nos grandes centros urbanos do sudeste e do sul do país. São quase 800 milhões de pessoas conectadas, criando e recriando usos para a rede.
2ª aula - Nessa segunda parte, aprofunde os temas levantados na primeira aula, oferecendo um pouco mais de contexto histórico para pensar as tecnologias de informação. Comente com a classe, por exemplo, que algumas ferramentas anteriores à internet passaram por processos de adaptação e mudança semelhantes, como o telefone.
Thomas Alva Edison elaborou os princípios de gravação e reprodução do som em 1877. Tanto ele quanto Alexander Graham Bell dividem a fama de terem inventado o telefone, uma outra tecnologia atualmente muito difundida. Quando surgiram, essa máquina de reprodução e gravação de sons não conseguiu empolgar seus contemporâneos. Era muito difícil, há mais de 100 anos, prever a revolução causada pela telefonia, tanto nos negócios quanto na nossa vida pessoal. Quem consegue imaginar um mundo no qual só se consegue ouvir a voz dos amigos e parentes pessoalmente? Leve os alunos a pensar que nossos celulares permitem esse contato a qualquer tempo e lugar. E o que dizer dos tocadores de MP3? A ideia de escutar em qualquer lugar música baixada da internet nunca esteve presente nos planos daqueles que inventaram tais tecnologias, mas usos como esses que definem, hoje, as nossas relações com elas – com imenso prejuízo para a indústria fonográfica, por exemplo.
Uma tecnologia desenhada para gravar e reproduzir som desenvolveu-se em grande escala apenas quando começou a ser utilizada para fins aparentemente banais: bater papo e escutar músicas. Da mesma forma, a internet só tornou-se a força desestabilizadora que é hoje quando começou a ser adaptada para usos do cotidiano. Desenhada para fins militares pelos EUA, ela parte de um princípio de transmissão descentralizada de informação. A rede foi concebida para permitir a comunicação no caso de um holocausto nuclear: mesmo com uma parte do sistema destruída ele, como um todo, permanece funcionando, pois a informação consegue ser transmitida por rotas alternativas. Detalhes técnicos à parte, a internet foi rapidamente adotada por centros de pesquisa e universidades, para, por fim (no final dos anos 1980), ser liberada para o mercado consumidor.
Muitos de nós vivemos uma época, muito recente, na qual não havia internet, email, Youtube, Orkut ou MSN. Colocar fotos da nossa vida particular para qualquer um do planeta ver, escrever diários online ou ter acesso instantâneo via mensagens era inconcebível. Mesmo assim, uma grande parte ganhou tanta familiaridade com essas ferramentas que já não consegue se imaginar sem acesso a elas. Ainda hoje, novas formas de uso de tecnologias ligadas à internet continuam a ser desenvolvidas, com possibilidades e usos imprevisíveis. Alguns filósofos, como Pierre Lévy, pensam que a conexão do planeta via web levará a uma forma original de inteligência mundial, aumentando as nossas capacidades cognitivas por meio de redes virtuais. Se isso vai ocorrer ou não, o fato é que já vivemos num mundo transformado, e a exploração das novas fronteiras tecnológicas permanece um projeto aberto.
Conclua encomendando um texto dissertativo onde os estudantes avaliem o impacto da internet em suas vidas, comentem o uso que fazem dela e projetem perspectivas pessoais – como, por exemplo, a importância da rede na profissão que pretendem seguir.
Fonte: www.novaescola.com.br

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